slide1 slide2 slide3 slide3

Projectos Futuros
Galeria de Fotografias

Diga-nos a sua opinião

O que acha da limpeza da freguesia?

Votar

• História - Origem da Freguesia

11/01/2011 00:00:00

Amiais de Baixo é uma freguesia recente, com apenas 150 anos.

Trata-se de uma localidade da qual não se tem um conhecimento aprofundado do seu passado histórico.

Conhecem-se algumas referências históricas a Amiais de Baixo desde o reinado de D. Manuel I. Contudo, não é possível encontrar qualquer informação documentada sobre a sua anterior existência.

Pertenceu à freguesia da Louriceira até ao ano de 1593, após o que transitou para a de Malhou, criada nesse mesmo ano e, onde se manteve durante largas décadas.

Administrativamente fez parte do concelho de Alcanede até 1598, passando depois para o de Pernes, onde se manteve até 24 de Outubro de 1855, data da extinção deste.

Foi elevada à categoria de sede de Freguesia em 25 de Junho de 1851 no Reinado de D. Maria II, quando foi criada a freguesia da Nossa Senhora da Graça de Amiais.

Em 1855, transitou para o concelho de Santarém, onde se mantém até hoje.

Agenda (Proximos 10)