slide1 slide2 slide3 slide3

Projectos Futuros
Galeria de Fotografias

Diga-nos a sua opinião

O que acha da limpeza da freguesia?

Votar

• Localização

11/01/2011 00:00:00

Amiais de Baixo é uma freguesia portuguesa do concelho de Santarém, com 6,30 km² de área e 2 115 habitantes (H=1046 M=1069 )(2001). Densidade: 329,9 hab/km².

Situada num vale, a sul do chamado Maciço de Porto de Mós, com a Serra dos Candeeiros a poente e a Serra D’Aire a norte, a freguesia de Amiais de Baixo dista 31 quilómetros da sede de concelho. A origem do topónimo Amiais está associada à possível existência de muitos amieiros nas margens da ribeira de Amiais que atravessa a vila e desagua junto à nascente do rio Alviela.

O topónimo De Baixo terá sido acrescentado para a distinguir da povoação contígua de Amiais de Cima, lugar pertencente à freguesia de Abrã.

A extracção de madeira e a sua transformação, já há mais de 200 anos, eram as suas actividades principais. Hoje, a indústria da cerâmica e electrónica, junta com o mobiliário, são as principais fontes de riqueza. O comércio e serviços são também, na vila, actividades com importância significativa.

Amiais de Baixo detém a categoria de Vila.

Agenda (Proximos 10)